ADG - Associação dos Designers Gráficos no Brasil

A ADG BRASIL

A ADG Brasil – Associação dos Designers Gráficos, fundada em 1989, tem como objetivos fundamentais a divulgação e a valorização do design gráfico brasileiro. Atuando como um canal entre profissionais, fornecedores, empresários e público em geral, procura afirmar a identidade da profissão, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e econômico do país. Atualmente, congrega escritórios e designers gráficos que exercem a profissão em diversos estados no Brasil, visando à difusão da profissão no mercado e ao desenvolvimento do design e de seus profissionais.

Nesse sentido, desenvolve programas de atualização profissional, exposições, concursos, e realiza bienalmente sua amostra de design gráfico, apresentando o que há de excelência na produção gráfica brasileira no período. A 13a. Bienal Brasileira de Design Gráfico, realizada em dezembro do ano de 2019, mostrou, através dos 586 projetos selecionados (sendo 59 deles escolhidos para comporem a mostra), como o design gráfico está inserido no cotidiano da sociedade.

Muito recentemente a ADG Brasil voltou sua atenção para problemas estruturais que afligem a sociedade brasileira não de hoje. Problemas que durante anos estiveram fora da pauta. A Associação errou, por muito tempo, ficando distanciada dessas questões e reproduzindo um comportamento elitista, racista e pouco agregador para um país da complexidade e do tamanho do Brasil. Mas a ADG Brasil entende que sempre há tempo para mudar.

Como reflexo de algumas das primeiras ações, na busca por reposicionar a Associação, foi proposto durante a live Design Preto Brasileiro (transmitida pelo YouTube no dia 03 de julho de 2020) a criação de um Grupo de Trabalho, organizado e dirigido pelos conselheiros da ADG Brasil Leonardo Buggy e Mel Campos. O grupo que terá o desafio de coletar, editar, gerar e implantar ideias que visem aumentar a presença de pessoas pretas nos quadros da ADG Brasil, aproximando um pouco mais do design quem historicamente foi invisibilizado pelo nosso sistema social.

Documentos importantes

Ir para o topo